sexta-feira, 6 de novembro de 2009

[REC] Horror moderno

gifs

Agradeço primeiramente a oportunidade de fazer parte da família "CTV BETA NEWS". Depois agradeço à Khris D'Pasch por acreditar no meu trabalho e por fim ao maravilhoso cinema com suas fantásticas, emocionantes, divertidas e originais obras que me deixam cada vez mais à espera de novidades .

Hoje iniciando minha participação na "CTV BETA NEWS" vou começar falando sobre [REC] que é um daqueles filmes que acabam causando polêmica no estilo A BRUXA DE BLAIR. Como eu considero REC um dos grandes filmes de 2007, REC começou a me chamar a atenção pela sua realidade, muito suspense e cenas que realmente me deram muito medo. REC busca um formato de "mockumentary" televisivo, bebendo da mesma fonte de outras bem-sucedidas experiências do gênero.


O filme em si: Uma câmera sacolejante acompanha dois bombeiros que entram em um prédio e sobem as escadas apressadamente, no que parece o atendimento a uma chamada de emergência. A subida, acompanhada de perto pela câmera.. Finalmente, a dupla de bombeiros chega a um corredor escuro, onde se vê apenas o vulto de uma menininha, e, enquanto ela pula para atacá-los diante da câmera que insiste em gravar tudo.
Pela lente da câmera de uma equipe de TV, o surgimento de uma misteriosa epidemia que transforma pessoas comuns naquela espécie de zumbis hiperativos, que arrancam nacos de carne das suas vítimas, mas não para se alimentar, e sim com a intenção de espalhar a infecção.


O legal é que todo este inferno é mostrado aos olhos do espectador como se fosse real, e como se aquelas imagens que o espectador está assistindo fossem retiradas da fita sem edição gravada pela câmera da tal equipe de TV: inúmeras cenas com câmera tremendo, imagem fora de foco, filmagem na mais completa escuridão registrando apenas os sons, etc . E claro, a sensação incômoda e horripilante de que aquilo pode ser real - sabemos que não é, mas que parece, parece!


Para eles e para o espectador, esta estória já faz parte daquele inferno como testemunha ocular.


O Grande roteiro dos espanhóis Jaume Balagueró, Paco Plaza e Luis Berdejo (Jaume e Paco também assinam a direção) cumpre o que o trailer promete. Os diretores Jaume e Paco não são marinheiros de primeira viagem, mas também não servem para veteranos: o primeiro dirigiu diversos filmes espanhóis de horror, entre eles A SÉTIMA VÍTIMA e TERROR EM MERCY FALLS; já Paco é mais conhecido no Brasil pelo sonolento ROMASANTA - A CASA DA BESTA, com Julian Sands.

gifs

Assim é o filme espanhol: 1h15min de pura tensão e medo, sem trilha sonora, edição ou efeitos elaboradores de computador. E sem intervalos para os comerciais, de maneira que o público fica quase sem respirar, principalmente no terceiro ato.
Além disso, o prédio onde se passa a história não é um cenário, mas um verdadeiro edifício que estava abandonado.
Para minha suspresa, fiquei chocado com a realidade das cenas me levando à acreditar que eu estava dentro daquele prédio, no meio de toda aquela situação pavorosa. Apenas tenho certeza que a espanha superou a versão americana do remake QUARENTENA , onde o uso de atores conhecidos (como Jennifer Carpenter e Jay Hernandez) acaba com qualquer sensação de realismo: o espectador sabe desde o início que eles são atores, e não pessoas reais, e que tudo aquilo é "de mentirinha", tirando o impacto que tem o original espanhol.

Nota: 10 ou 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário